11 maio 2011

14º e 15º Aulas do Curso de Valorização Gráfica

O Curso está chegando ao fim. Temos apenas mais uma aula, de desenho urbano, no próximo sábado.
É, vai dar saudades dessa primeira turma. Foi muito bacana a convivência entre todos, até o final.
Nas duas últimas aulas, os alunos tiveram a oportunidade de valorizar mais uma perspectiva, a partir de uma base semi-pronta que eu forneci. Como o foco do curso é a valorização, seguimos rapidamente do nanquim para os marcadores, e por fim, o acabamento com lápis de cores. Nesta perspectiva havia uma piscina com uma cascata, o que acabou se tornando o maior desafio do desenho - fazer a água com marcadores teve muita semelhança com o processo da aquarela. Para evidenciar a água caindo da cascata, tivemos que preservar o branco (ou um tom mais claro de azul). Outra semelhança com a aquarela é a falta de controle de algumas canetas que, quando estão muito novas, tendem a expandir alguns milímetros. Por fim, há um limite de camadas que vale a pena aplicar com os marcadores, exatamente como na aquarela. Outro ponto interessante de notar foi que alguns padrões mecânicos de desenho se repetem - na hora de desenhar árvores ou nuvens a gente tende a repetir pequenos padrões de linhas, o que enfraquecem o desenho. O pessoal melhorou muito nesse aspecto, principalmente pelo fato de já conseguirem detectar nos próprios trabalhos esses deslizes de desenho. O que já é um grande passo.
Depois das 15 aulas os alunos também compreenderam a necessidade de trabalhar conjuntamente marcadores e lápis de cor. E ir da base para o detalhe. São pontos importantes do curso, e espero que eu tenha conseguido passar tudo o que eu gostaria.
Assim, eles agora tem uma ótima ferramenta nas mãos, e é só seguir em frente. Imagino que seja bom pra eles inclusive saberem que possuem mais uma possibilidade de campo de atuação - a ilustração arquitetônica.
Bom, sem maiores sentimentalismos, pois falta uma aula ainda.
Para ilustrar este post, um conjunto de desenhos bem antigos, feitos para o Castro Mello Arquitetos. Na época eu estava começando a usar marcadores.


Eu pintava com marcadores sobre uma base de grafite...hoje eu já não faria mais dessa maneira. Pra mim, os marcadores 'pedem' um contorno mais forte, pois são muito intensos. Se bem que já fiz alguns desenhos urbanos sem contornos, direto nos marcadores...ficou bom também. Hum...é isso.
Não existem fórmulas prontas.
Essa frase foi dita para meus alunos mais de vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário