03 junho 2010

Palácio das Indústrias

No domingo seguinte à Virada Cultural fui ao Parque Dom Pedro para visitar uma exposição de carros antigos com minha esposa. Minha idéia era desenhar e fotografar os carros, é claro. Mas a exposição já estava no final e eu acabei retratando apenas um deles.
Depois fui ver mais de perto o Palácio das Indústrias e fiquei doido com a riqueza arquitetônica do prédio. O prédio foi concluído na década de 1920, e foi obra do italiano Domiziano Rossi, sócio do escritório de Ramos de Azevedo.
O que diriam os modernistas e contemporâneos sobre àquela miscelânia de estilos e profusão de detalhes rebuscados?? Provavelmente desdenhariam.
Mas eu adoro esses prédios, pois fico sonhando com a história das construções e com a época em que foram feitos. Se há curiosidades sobre as obras, sobre os arquitetos envolvidos... E sempre há um 'causo' interessante. Assim como há histórias marcantes em cada pequena obra que eu já fiz, ou nas obras que meus caros colegas arquitetos ainda fazem.
Ah! E desenhar prédios como esse é muito mais legal!!!

5 comentários:

  1. Oi Edu, tudo bem ?
    Faz tempo que não entro no seu blog. Eu estava sem computador e só conseguia ler os emails pelo celular ... mas agora já estou na internet novamente.
    Vi que já postou muita coisa nova.
    Fico admirada com sua dedicação. E, pra mim, parece que você sempre tem um olhar de criança, sabe? Aquela coisa de estar sempre encantado, como se tudo fosse novidade. Isso é muito legal em qquer área que escolhemos pra trabalhar. Simplesmente pq quando se perde esse olhar curioso, já se perde o sentido de fazer aquilo.
    Abraços,
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta!
    Fiquei contente com seu comentario.
    O mais louco é que o desenho é uma das primeiras formas de nos expressar, quando crianças. E nós levamos isso pra vida adulta. Com certeza a criança que existe dentro de nós ainda arregaça as manguinhas e se diverte quando pegamos nos lápis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Os seus desenhos são geniais. Sobretudo os aquarelas. Gostei em particular das cores deste.

    Seria óptimo se permitisse seguir este blog por assinatura com contas de blog. Não dá para arranjar isso: revelando a barra do blog acima, ou colocando a lista de seguidores em algum lado?
    A não ser que haja uma razão específica para o não permitir.

    De resto, uma continuação de um muito bom trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo! Muito obrigado!

    Qto a assiantura do blog, vc pode assinar o RSS Feed e depois acompanhar pelo google reader.
    De qq forma vou ver se coloco o gadget dos "seguidores" na barra lateral.

    ResponderExcluir